Como detectar Fugas de Energia Elétrica em casa

FIQUE SEMPRE ATUALIZADO

Atenção

Obrigado por avaliar este tutorial que já ajudou você e mais 451 pessoa(s).

TUTORIAL

Como detectar Fugas de Energia Elétrica em casa

Autor: Redação Assim Que Faz

Como detectar Fugas de Energia Elétrica em casa

O consumo de energia elétrica pode variar bastante de um mês para o outro. Dependendo da época do ano, por exemplo, a conta de luz pode vir mais cara do que o normal. Mas, um outro fator que pode aumentar o consumo são as chamadas “fugas de energia elétrica”.  Assim como nos vazamentos de água, a fuga de corrente elétrica também é registrada pelo medidor geral da casa. Dessa forma, você acaba pagando por uma energia que não consumiu.

As fugas podem acontecer por diversos motivos. A principal causa é quando há falha na isolação dos circuitos, como é o caso de condutores desencapados ou com emendas mal feitas, fadiga do material isolante, etc. As fugas podem ser causadas também por desgastes decorrentes do clima, tempo ou animais.  Por fim, o problema também pode estar em eletrodomésticos com defeitos.

veja como evitar curtos circuitos

Não é difícil detectar se estão acontecendo fugas elétricas em sua casa. Para ver se há problemas na instalação elétrica, desligue todas as lâmpadas e tire todos os aparelhos da tomada. Em seguida, observe o relógio medidor de luz: o disco pode girar até completar uma volta. Depois disso, se ele ainda estiver movimentando mesmo com tudo desligado, significa que existe fuga de energia em sua residência.

Se isso acontecer, a causa pode ser tanto um defeito na instalação elétrica, quanto um problema no próprio medidor. Para identificar qual é a origem da fuga, desligue a chave geral. Se o disco

do medidor parar de funcionar, o defeito está na instalação elétrica. Nesse caso, o ideal é chamar um eletricista de sua confiança. Ele irá analisar todas as conexões em todas as caixas de passagem da residência, para assim encontrar exatamente aonde está o problema. Mas, se ao desligar a chave geral, o medidor der pelo menos uma volta completa em menos de 15 minutos,

o defeito se encontra no próprio medidor. Nessa situação, é recomendável consultar o escritório da empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica, tendo em mãos uma conta de luz.

veja como LEER  O MEDIDOR DE LUZ

As fugas também podem ocorrer através dos aparelhos elétricos . Para verificar se isso acontece, desconecte todos os aparelhos das tomadas, apague todas as luzes e mantenha a chave geral ligada. Ligue um na tomada, mas sem fazê-lo funcionar.No caso, o teste não poderá ser feito com geladeiras e radio-relógios pois esses funcionam automaticamente ao conectá-los na tomada. Em seguida, confira o medidor de energia, se ele começar a girar, estará comprovado que ou aquele aparelho ou aquela tomada está com defeito. Ligue outro eletrodoméstico naquela mesma tomada. Se o medidor continuar girando, a fuga de energia está na tomada, caso contrário, o problema estava no primeiro aparelho. Fique atento também com equipamentos que estão dando choque. Nesse caso, é certo que está havendo fuga de energia. O recomendável é levar o aparelho a uma assistência técnica.Para evitar que os eletrodomésticos tenham essa fuga de energia, algumas dicas são recomendadas. Por exemplo, as geladeiras não podem ser instaladas em locais impróprios (com pouca ventilação) ou ter as borrachas de vedação da porta em mau estado. O chuveiro com uma fiação fina demais também pode gerar esse problema.

Portanto, esteja sempre atento às fugas de energia. Além de custar no bolso, se trata também de um problema ambiental (já que a energia está sendo desperdiçada) e até um problema de saúde, pois os choques causados por aparelhos defeituosos podem causar danos, principalmente nas crianças.

Leave a Reply

Your email address will not be published.