Como Plantar Bananas em Vasos – Passo a passo completo – Assim que Faz

Você vai aprender agora como plantar uma muda de banana em vasos
Se você gosta de bananas, ficará extasiado ao saber que pode cultivar bananeiras por conta própria.
Enquanto muitas pessoas em climas subtropicais tendem a cultivar estas árvores no quintal, as bananeiras podem realmente prosperar em um vaso ou recipiente dentro de sua casa.
Se você conseguir os materiais corretos, a planta adequada e cuidar de sua árvore corretamente, você pode plantar sua própria bananeira em casa.
O que vai precisar
A principio o que deve ter em mãos é um vaso de tamanho médio e uma terra específica para as bananeiras e o broto da planta de bananeira…claro!
Bananeiras prosperam em solo bem drenado. Ao procurar o tipo certo de solo, considere aqueles com uma boa mistura de turfa, perlita e vermiculita. Uma terra especifica de cactos ou palmeiras é uma excelente escolha para bananeiras. você pode comprar sacos desta terra na maioria das lojas de casa e jardinagem.
Sua bananeira vai adorar um solo com um ph entre 5.6 -6.5
A principio plante  sua planta de bananeira em um vaso de 30 cm ou 40 cm com um orifício de drenagem. Nunca plante sua bananeira em um vaso que não tenha uma boa drenagem.
Certifique-se de que o vaso seja  profundo para que as raízes da bananeira tenham espaço para se expandir.
O vaso pode ser de qualquer material e isso depende da quantidade de dinheiro que você está disposto a  gastar. Pode usar um de  terracota, barro, vaso de cerâmica ou qualquer outro que te parece acessível.
Uma vez que a planta  cresça e atinja um tamanho  grande o suficiente para um vaso de 30 cm, aumente o tamanho do vaso.
Como Plantar a planta de bananeira em vasos
O rizoma é a base da bananeira e contém as raízes das árvores. Se você não quer plantar o rizoma e esperar que a planta cresça, você pode comprar uma bananeira jovem.
Isso evitará ter novos rebentos e pode facilitar a plantação da árvore.
Encha seu vaso com o solo que você comprou na loja de jardinagem ou que você mesmo fez a mistura.
Use uma pázinha para cavar um pequeno buraco no centro do vaso com cerca de 7-8 cm de profundidade. Você pode ter que cavar um buraco mais profundo para acomodar o tamanho do seu rizoma.
Foto:
Certifique-se de deixar espaço suficiente ao redor do buraco para que você possa plantar profundamente no seu vaso.
Para testar isso, coloque o rizoma no buraco e certifique-se de que os 20% superiores do bulbo saiam do buraco. Essa parte da sua planta deve permanecer exposta até que novas folhas comecem a brotar.
foto:
Pegue o Rizoma e coloque-o no buraco que você acabou de cavar, com as raízes voltadas para baixo.
Ao plantar o rizoma, certifique-se de que possui 8 cm  em torno de todo o vaso  para que as raízes tenha espaço para crescer. Os 20% superiores de seu bulbo devem ficar expostos até que na bananeira comece a sair as folhas.
Na primeira Rega, molhar sua planta completamente com uma mangueira, saturando todo o solo em torno do Rizoma. Deixe a água escorrer pelos orifícios de drenagem.
Após essa rega inicial, você pode usar um regador para manter o solo úmido, mas não excessivamente úmido.
Não coloque o vaso sobre um recipiente de  água  porque a “poça de água” pode levar a bactérias e apodrecer. Além de atrair os mosquitos ( dengue ).
Certifique-se de que o solo sob sua plante esteja úmido a cada dia. Você pode testar isso enfiando o dedo para baixo no solo . O solo deve estar úmido 1-1,25 cm abaixo da superfície. Regar sua planta de banana todos os dias irá manter o solo e as raízes de sua planta hidratadas.
Se a superfície do solo estiver úmida e enlameada, você estará sobrecarregando sua bananeira. Pare de regar até  que veja que todo o excesso de água desapareceu completamente.
foto:
Quando os brotos começarem a crescer a partir do seu rizoma,  é hora de adicionar o fertilizante. Use um fertilizante rico em magnésio, potássio e nitrogênio para ativar o crescimento de sua planta.
Você pode usar um fertilizante solúvel em água ou polvilhe, no topo do solo, com um fertilizante granular.
Adubar regularmente a planta fornecerá as raízes  os nutrientes e minerais adequados e promoverá o crescimento da planta de bananeira.
Fertilizar a planta de bananeira 1 vez por mês.
Dicas Gerais de como plantar uma bananeira em Vaso
Bananeiras prosperam na luz solar indireta e preferem áreas sombreadas.
Se você vive em um clima sazonal, você pode colocar sua bananeira fora durante os meses de verão, quando está quente. (26º a 30º)
Veja tudo o que você precisa saber para cuidar da sua planta de Bananeira plantada em vasos.
Certifique-se de posicionar a árvore ao lado da folhagem circundante que pode bloquear os raios diretos do sol e gire o recipiente regularmente para se certificar de que todos os lados da planta estão recebendo luz solar. Se a sua árvore estiver dentro de casa, coloque-a ao lado de uma grande janela para que ela receba luz solar adequada.
A temperatura ideal para o crescimento da banana é de 23-30º C. Se a temperatura estiver abaixo de 14ºC , a maioria das bananeiras irá parar de crescer.
Poda da planta de bananeira em vaso
Depois de 6 a 8 semanas de crescimento saudável, sua bananeira terá que ser podada. Quando as bananeiras crescem, os brotos começam a se formar em sua planta.
Seu objetivo é eliminar todos, exceto um dos brotos da sua bananeira.  Escolha o mais saudável e maior broto de sua planta e use tesouras de jardinagem para cortar o resto dos brotos que nasceram no rizoma.
Quando sua árvore começar a frutificar, ela precisará ser podada novamente. Depois de colher a fruta, corte a árvore de forma a ficar apenas 0,80 cm do chão, sem danificar o broto principal.
foto:
Cuidado com o vento e frio
Ventos frios e pesados ​​não são saudáveis ​​para a sua planta e podem atrapalhar o crescimento da fruta. Se você souber que o seu quintal terá ventos frios, considere colocar sua bananeira dentro de casa ou isolá-la com fileiras de árvores ou fazer algum tipo de estufa para proteje-la.
Suas bananeiras começarão a morrer se a temperatura atingir os 10ºC .
Como Transplantar a planta de bananeira
Transplante suas plantas de bananeira para um recipiente maior antes que esteja com excesso de raízes.
você pode notar que sua planta está  pronta para ser transplantada para um recipiente grande, quando esta parar de crescer verticalmente.
foto:
Quer Saber como plantar abacaxis em vasos?  veja !
This site uses Akismet to reduce spam. .

Leave a Reply

Your email address will not be published.